quarta-feira, 18 de abril de 2007


Tentações de Santo Antão




















-Ele disse:
Está sendo testada pelos Deuses!
Eu pensei
“Estou sendo testada pelos Deuses”
“Tentações de Santo Antão”
Há cada movimento
O tormento de não saber
Quem ou o que escolher
O que é certo, o errado o que é?
-Pergunte pra sua alma!
“Calma”
Não é tão fácil assim
Caminhos tantos
Tantos, parece nenhum nesse contexto
De tentações
Tentações de Santo Antão
Só podia ser obra de Bosch
O que fazer Antão?
O que fez você?
Santo Atanásio é que responde:
“Confrontou-se com demônios”
“Demônios de todos os planos”
E sobreviveu!
-Santo Atanásio, com respeito,
com demônios confrontei-me a vida toda.
E sobrevivi.
Hoje certamente está no céu.
-Não sabe de fato?-Não é Santo também?
-É grande o céu...
“É grande o céu”
-Foi então para o deserto.
-Todos vão para o deserto...Devia ser o que tinham por perto...
-Cruzou o Nilo, e viveu nas montanhas.
-Depois de 20 anos só, passou a ensinar outros monges.
-Ensinar o quê?-O que se aprende sozinho?-O som dos passarinhos?
-Depois foi para Alexandria, lutar contra o paganismo.
-Atanásio!-Chega por hoje.
“Atazanando vem de ti?”
-Que Santo Antão me perdoe,
Prefiro Olimpo que o céu.
Pagãos a cristãos.
Companhia a solidão
Confrontar Deuses é mais saboroso
Que lutar contra demônios.
Cada Deus, uma canção..
Vem aprender comigo “Antão”

3 comentários:

Vivian Guilhem disse...

Esse texto tá demais amor...
Isso tudo prova que vc é uma guerreira que supera as provas, volta com força total (rs), e tem muito a ensinar.
Vc é única... É especial... Foi mandada pelos Deuses e escreve com os Duendes... Obrigada por me dar esses deleites.
Amo vc...
Vivi

Unknown disse...

Quero muito falar com esse tal de Antão...tô precisando de tentações...daria pra vc fazer o contato? Rss...

renato disse...

O que seria dos nossos desejos se não tivessemos tentações, porque são eles que definem o que realmente queremos ser para nós!
Achei muito legal o texto pq nos faz refletir!
bjao