quarta-feira, 18 de abril de 2007


(Fragmentos da Menina da Lancheirinha)
Os Pintinhos Coloridos

Vovó de manhã, antes dos meus pais chegarem me levava pra todo lado. Amava ir com ela ao supermercado.
Subíamos a ladeira tênue da rua das hortências-86 , e virávamos à esquerda na rua das Orquídeas, onde ficava o mercado, lá eu colocava no carrinho tudo que queria, vovó tirava algumas coisas, por isso eu sempre colocava mais do que realmente desejava.
Uma vez o mercado fez uma espécie de promoção, se comprássemos uma quantidade de alguma coisa, ganhávamos pintinhos coloridos, eu quis. Vovó pensou, mas não negou, peguei um verde e um rosa, o verde pro meu irmão. Imagine Amor, acho que só porque estava com ela é que escolhi o rosa..

Os pintinhos fizeram minha festa por uma semana, depois morreram, eu não vi esse momento obscuro, simplesmente uma manhã disseram que morreram, eu perguntei onde estavam enterrados:
-Coloquei no lixo. Respondeu dona Geralda. Vovó ficou quieta.
Eu tinha que ver o pintinho morto... Amor, esse foi um momento terrível...Até hoje não compreendo como puderam fazer isso, mas eu vejo a cena como se fosse hoje havia me esquecido.
Fui para o quintal e abri a tampa da lixeira de metal...Amor, o pintinho rosa ainda estava vivo! Agonizando...
Fiquei muda, nunca questionei isso: “Pessoas são às vezes cruéis e podem surpreender”.
Foi um alface que plantei contrariada no “pomar das minhas recordações”. Vovó não poderia ser cruel.
(Os nossos mitos, Amor não podem falhar, quando falham, fingimos não ver, ou perdemos o mito. Hoje sei que não devemos ter mitos e, além disso, entender que todos falham, invariavelmente. Todos tem os seus motivos, todos “temos” nossos maus momentos, não nos cabe julgamento)

E eu queria minha vó mesmo que tivesse matado todos os pintinhos do mundo! Era uma menina descobrindo o mundo...Minha menininha...Em que fiz você se transformar?

6 comentários:

Camila Cobucci disse...

...sim..entender que todos somos seres em evolução,estamos longe da perfeição..se é que ela existe..simplesmente amamos as pessoas que temos qq tipo de admiraçao seja ela como for..e que nos amam tb..nao devemos julgar.tadinho do pintinho rosa..e o verde morreu mesmo??

Heloisa Galves disse...

o verde morreu mesmo, mas o meu, o rosa...tava lá...agonizando...

bele. disse...

hj sonhei q matava meu pintinho (amarelo)!

Vivian Guilhem disse...

Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão)
Quando quer comer bichinhos
com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas, ele faz piu-piu
Mas tem muito medo é do gavião...
hehe

Unknown disse...

Engraçado como ultimamente tenho me comovido com coisas aparentemente simples e ordinárias. Por falar em galináceos, seu relato me lembrou um conto da Clarice, em "Laços de Família", só que não lembro o título. Bem, o importante é a história, neh. Ah, para finalizar: não se esqueça que eu esqueci de que você não se esqueceu de marcar um café... hehehe

Unknown disse...

Sabe que li e me lembrei de uma história da minha infância (com um pintinho que ganhei no Parque da Água Branca) que também terminou de forma trágica? Será que é por conta disso que tantos adultos são obrigados a fazer terapia? rs